A Importância Indispensável do Advogado na Mediação frente à crise do Covid-19

A Importância Indispensável do Advogado na Mediação frente à crise do Covid-19

O Advogado, à frente do seu tempo, não é mais aquele que somente conhece os assuntos da área jurídica, tampouco, decora os textos dos dispositivos legais. Hoje quase tudo ocorre virtualmente, inclusive as audiências, com economia de dinheiro e tempo. Já há, inclusive, protótipos de robôs com inteligência artificial, em alguns países, que conseguem julgar processos de forma muito mais célere do que a capacidade humana.

Fugindo um pouco da seara da tecnologia, faz-se necessário que o profissional da advocacia exerça um novo comportamento profissional, no sentido de alcançar, não só e principalmente a vitória em uma ação, mas satisfação do seu cliente.

É notório que as partes em litígio busquem o poder judiciário para então alcançar a sua satisfação e pôr termo ao problema causador, ou seja, muitas vezes, o problema que está sendo suscitado em matéria de Direito não condiz com o real interesse motivador das partes. Desta forma, o advogado deve se capacitar para entender as raízes dos problemas dos seus clientes, pois ganhar uma causa necessariamente põe fim ao sofrimento ou gera a satisfação por completo da parte.

É necessário que o advogado observe que, quando o cliente o procura, ele quer a solução dos seus problemas e não a busca por mais destes.

Como forma de amenizá-los, o Judiciário brasileiro tem adotado outros métodos de resolução de litígios, através da Lei de Mediação e do Código de Processo Civil, por exemplo, que diferem do julgamento formal no qual o juiz apenas analisa formalmente a lide, como a mediação, conciliação e a arbitragem.

Devido a pandemia de Covid-19 em 2020 que obrigou alguns países a adotarem medidas de contenção, e entre elas a principal é o isolamento social. Diante dessa recomendação de isolamento pela OMS, as atividades foram suspensas ou realizadas por home office / teletrabalho e audiências por meio de videoconferência (este no ano de 2020 superou em audiências).

Tais atividades em formato eletrônico, apoiado pelas mídias tecnológicas, evitou que tudo se tornasse paralisado. Isto, consequentemente, obrigou a um novo olhar por parte dos Advogados, pois adaptações, além de obrigatórias, foram necessárias.

Para não gerar perdas para as partes e evitar fomentar, este é o momento de o Advogado colocar suas habilidades em prática no que diz respeito aos métodos adequados de soluções de conflitos como a mediação, conciliação e arbitragem. No caso dos dois primeiros há relação do ganha-ganha, pois o que importa é a satisfação e não o bem ou objeto da causa em sua essência, o que gerará enormes ganhos: satisfação do cliente com seu advogado e por parte do advogado a sensação de dever cumprido e honorários recebidos num espaço curtíssimo de tempo.

Iracema Iara – Advogada e Presidente da IMEDIATO CONCILIAÇÕES

@arbemporto_ma

Lista de Árbitros

Lista de Mediadores

×

Sua Fundadora

Fundada em 2017, por sua representante legal, IRACEMA IARA PINHEIRO MENDES, com várias formações nos mais diversos âmbitos, Extrajudiciais e Judiciais dos Métodos Extrajudiciais de Soluções de Conflitos, trouxe consigo a IMEDIATO CONCILIAÇÕES no intuito de oferecer a proposta de ser um local aonde os litígios serão resolvidos, de forma célere e justa, com o fim de alcançar a satisfação de todos. Dra. Iracema diz que: “IMEDIATO CONCILIAÇÕES, uma empresa genuinamente maranhense e ludovicense, veio, com a proposta de ser referência no auxílio de soluções de conflitos, na seara privada. Uma ‘filha’ da qual sinto um enorme orgulho de sua existência”

Outras Formações:

  • Dra. Honoris causa em Conciliação Mediação e Arbitragem;
  • Advogada;
  • Membro da Comissão da OAB MA;
  • Conciliadora da Justiça Federal;
  • Formação em Mediação Empresarial;
  • Palestrante, entre outros.
×